Basketball
Vida Ativa

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Varizes e exercícios físicos.



O que são varizes e quais as suas causas?

Varizes são veias dilatadas e deformadas, de coloração púrpuro-azulada, que surgem ao longo das pernas e podem causar dor e inchaço. Elas podem aparecer em indivíduos que já tenham predisposição genética, e em pessoas que necessitam ficar em pé ou sentadas por períodos longos, com o aparecimento da gravidez é comum que as ocorram também, elas podem surgir através de outros fatores, como o tratamento de reposição hormonal, com o uso de anticoncepcional, devido ao sedentarismo, a obesidade e o tabagismo.

Como devemos evitar?

  • Ande a pé, a melhor prevenção para as varizes é fazer exercícios, um exemplo é a caminhada que é fundamental, uma hora ao dia, ajuda a que se contraiam as veias, se esvaziem e se envie o sangue até o coração, neutralizando as varizes, já que permanecer durante muito tempo sentado ou de pé provoca acumulações de sangue nas veias das pernas;
  • Evite ficar de pé, e parado por muito tempo. Se for obrigado a permanecer assim, se movimente para que os músculos das pernas ajudem a circular o sangue;
  • Lembre-se de que é muito importante usar meias elásticas;
  • Diversas vezes por dia, procure elevar as pernas acima do nível do coração por alguns minutos para facilitar o retorno do sangue para o centro do corpo.


As atividades indicadas:

A prática de caminhada, ciclismo, natação e hidroginástica, elas ajudam a melhorar a circulação sanguínea facilitando o retorno venoso e fortalecendo a panturrilha, que atua nesse caso como uma bomba propulsora muscular dos membros inferiores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário